domingo, 11 de maio de 2014

Não fazia sentido

_ Tudo bem, eu sei que já se passaram alguns anos, que você está em outra a séculos, que nossas vidas mudaram completamente, que nossos planos nunca vão bater de novo como batiam antes e que você nunca vai me olhar novamente daquele jeitinho que me olhava... mas já que estamos aqui, posso te fazer uma pergunta?
_ Pode sim - respondi já sabendo o que viria em seguida.
_ Por que você terminou comigo? Sabe, nós nunca tínhamos brigado nem nada... fazíamos planos, cartas, declarações, e de repente você veio com aquela história de que queria um tempo. Foi confuso à beça. 
_ Olha, eu sei que foi confuso. E não foi só pra você, acredite. Porém, já que estamos aqui, vou tentar explicar. Prometo que vou tentar. Mas se eu não conseguir, peço que não guarde essa mágoa. 
_ Não guardo mágoa. Só guardo essa dúvida mesmo. E dúvida é diferente de mágoa.
_ Oquei. E preciso deixar claro também que você foi uma pessoa muito importante. Muito mesmo. Eu enfrentei muitos medos por você e descobri sentimentos que até hoje não consegui encontrar algo que se assemelhe. Caramba, não consigo e nunca vou conseguir. Inocência, entende? Fazia bem pra alma até.
_ Está tão claro quanto sempre esteve da minha parte. Prossiga.
_ Eu te amava muito, cara. E antes que você faça aquela expressão de dúvida que com certeza eu reconhecerei, digo que sei o que o amor significa. Significa que você quer ter a pessoa sempre por perto, cuidar, agradar, sorrir. Significa também que não é um sentimento superficial e que abraçar alguém que amamos nos leva à outra dimensão. Eu sei o que é o amor. 
_ Eu também tô ligado. Mas, se me amava, se me queria sempre por perto, porque fez aquilo?
_ Quando paro pra pensar no que fiz, eu simplesmente chego à conclusão de que eu não queria você perto das minhas dúvidas e da minha amargura. Eu sou amargurada demais e tenho dúvidas sobre o que quero ser e o que devo sentir. O amor não era uma dúvida, mas foi o motivo que me fez desistir. Se não tivesse acabado naquela época, nós possivelmente estaríamos juntos até hoje. E isso me faz sentir uma dor terrível de ter te deixado. Mas ao mesmo tempo penso que se vivesse comigo hoje, seria você à terminar o relacionamento. Eu sou um poço de incertezas.
_ Não sei como seria se ainda estivéssemos juntos e ainda não faz sentido algum essa sua explicação. 
_ Você acabou de colocar sentido. O sentido é que não faria sentido continuarmos juntos. O amor pode estar intacto, mas a vida nos leva à crer que mais cedo ou mais tarde, um outro sentimento há de nos consumir: a dúvida.
_ Então você continue aí com essa dúvida que eu vou viver as minhas certezas. E quer um conselho? Não se prende muito à ela, ou vai acabar sozinha.
_ Já me prendi e é tarde demais para tal conselho. Mas agradeço e, por último, se não for incômodo aos seus ouvidos, peço as desculpas que nunca pedi. Me desculpe por te decepcionar.
_ Aceito as desculpas e por último, se não for incômodo aos seus ouvidos, digo o que nunca te disse. Seja feliz.
Dito isso, pegou as alças da mala preta e entrou no ônibus que ia rumo a São Paulo. Um pequeno pássaro que passava tentou me convencer de que eu devia pedi-lo para ficar. Mas não fazia sentido aquele pedido e ele partiu para nunca mais, ou quem sabe, para um dia em que as coisas se esclareçam de verdade.




2 comentários:

Anônimo disse...

"Quando paro pra pensar no que fiz, eu simplesmente chego à conclusão de que eu não queria você perto das minhas dúvidas e da minha amargura. Eu sou amargurada pra caralho e tenho dúvidas sobre o que quero ser e o que devo sentir. O amor não era uma dúvida, mas foi o motivo que me fez desistir. Se não tivesse acabado naquela época, nós possivelmente estaríamos juntos até hoje. E isso me faz sentir uma dor terrível de ter te deixado. Mas ao mesmo tempo penso que se vivesse comigo hoje, seria você à terminar o relacionamento. Eu sou um poço de incertezas."


Falou tudo e mais um pouco, rs.

Henrique Botelho Silveira disse...

Gostei do texto, Aline.

Pra mim ainda ficou difícil entender mesmo, diz que a incerteza é com a vida, e outras coisas, mas eu acho que se há essas dúvidas, é dúvida tbm com o amor.