sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobre animais de estimação

"Andava cego de amor, e meu cão guia não sabia se seguia minha dor" - Móveis Coloniais de Acaju

Meu primo Thiago costumava me falar que as almas mais puras que nos rodeiam são as dos animais de estimação. E eu sempre concordei, sempre senti isso.
É muito fácil perceber a pureza dos cachorros, com seus olhos "pidões", o choro magoado ou o latido tão naturalmente de auto proteção. Vejo nos cães eternas crianças... talvez até mais inocentes.
Cresci sabendo que "o cão é o melhor amigo do homem"...exemplo disso foi a Lessie, a akita que minha família adquiriu quando eu tinha por volta de uns 7 anos... ela me ouvia, e eu achava o máximo quando ela me lambia querendo dizer "compreendo". Ela se foi em um dia chuvoso depois de ter sido acometida por uma doença sem cura. A Lessie era tão amada que ficamos anos sem um cachorro em nossa casa.
Quando fiz 16 anos, meu irmão e eu convencemos nossos pais de que precisávamos de um novo cãozinho e logo conseguimos um em meio a uma ninhada de cocker's... colocamos seu nome de Yassa Shii, que significa doce e amigável em japonês. A Yassá foi uma benção em nossas vidas, era literalmente doce e amigável, fazendo jus ao nome que ganhou, quase obediente (cachorro educado demais nunca é tão legal) e acima de tudo LINDA. Amamos ela como membro da família.
Bem, o tempo passou e eu me mudei para Ouro Preto. Ao chegar na República Serena, conheci o mais belo e "bravo" pastor belga - o Sereno. Ele latia muito mas me explicaram que foi criado assim a fim de proteger a casa e que logo ele se acostumaria comigo e mostraria seu lado dócil. Dito e feito. Por volta de 2 semanas depois descobri um dos cães mais carentes e amáveis do mundo inteiro com um instinto de proteção às donas invejável a qualquer cão de guarda.
O tempo passou de novo e foi muito difícil quando, em meio a um fim de semana ótimo visitando Viçosa, meu pai me telefonou no domingo às 8h da manhã com a notícia de que a Yassá tinha sido atropelada por um caminhão na porta de casa. Chorei muito. Ela era pra mim como um bebê, e é muito difícil imaginar um bebê sendo atropelado e principalmente com meu pai observando tudo. É triste até hoje.
Com a distância, o Sereno era então meu único e oficial cão de estimação. E ele cumpriu seu papel exemplarmente até um determinado feriado no fim de 2010 em que meus pais tomaram a decisão de comprar uma cadela da raça pastor alemão no Pet Shop que meu primo tinha aberto recentemente. Esta foi nomeada Hanna, que significa flor em japonês. Apesar da saudade da Yassa, a  Hanna foi ganhando nosso carinho aos poucos e se mostrando uma bela companhia, aprendendo a "sentar" até rápido demais haha.
Por um tempo tive a Hanna e o Sereno como meus animais de estimação, até o dia de ontem. Ontem foi um dia realmente triste.
Há alguns meses atrás o Sereno começou a adoecer e levando em consideração que um cão de 11 anos não está tão "hapto" a enfrentar uma doença, ele entrou em um quadro irreversível, impossibilitando-o de andar e se alimentar.
Então foi o momento das atuais donas tomarem uma decisão difícil. Assim, ontem por volta das 17h, o Sereno foi sacrificado, encontrando-se com o único mal irremediável da Terra.
O que mais me consola é que seu sofrimento acabou. Mas não é nada fácil acordar e não encontrar com aquela bola preta no corredor da área de serviço.
Meus pais decidiram "doar" a Hanna pra república, mas apesar do meu carinho por ela sei que no fundo nenhum deles substitui o outro. Minha saudade da Lessie é muito diferente da que sindo pela Yassa e assim será com o Sereno. Ele era único, era meu "preto" e só ele sabia me olhar daquele jeito quando eu passava a mão na cabeça dele e falava "quem é o mais preto de todos?!"...
Cada um sabe os motivos das saudades que carrega consigo. E eu digo que sim, a saudade que sinto dos meus cães são enormes e assim como acreditamos que nos encontraremos com entes queridos que já se foram, eu acredito que me encontrarei com eles um dia.
Porque eles são os seres de alma mais pura que já conheci, disso tenho certeza. 


Sereno 

Nenhum comentário: